05 fevereiro 2014

PROJETO #fériasemforma Dieta Dukan

Olá,
Essa semana comecei meu projeto #fériasemforma, escolhi esse nome, pois meu foco é estar como quero estar até dia 15 de junho de 2014 e claro, depois manter para a vida toda.
Comecei nesta segunda a famosa Dieta Dukan, e estou muito determinada como nunca estive, comprei os produtos que vão em ajudar bastante e comecei e para minha alegria hoje já é quarta e estou feliz com essa dieta, quando vi as restrições fiquei assustada, mas pelo lado de poder comer tudo que se pode comer a vontade me empolguei e resolvi tentar.


Pela 1º vez fiz uma dieta que comi pouco e não passei mal no final do dia, o que acontece sempre. Não vou mentir, sou comelona, e é bem complicado, mas sou mais determinada do que comilona, e isso conta bastante, sempre que quero algo, me esforço até conseguir, e resolvi jogar minha determinação na minha saúde. Minha meta é ficar sempre saúdavel, e como ela é uma dieta bem completa, acredito que agora vai.
Já fiz inúmeras dietas, aquelas que 4 dias, de comer só uma coisa, e conseguia, mas voltava tudo porque era de emergência, e agora quero uma que realmente eu possa ir aos poucos, se eu tivesse descoberto essa dieta a mais tempo, ou tivesse feito ela na época que tentei as outras, eu já tinha o corpo que queria hoje, mas só em pensar que no meio do ano vou estar, me deixa super feliz.

Entrei no site da Dieta Dukan e fiz meu teste gratuito, confira:


Estabeleci perder esses 10 quilos, porque quando pesava 58 eu adorava, mas pensei que ia ficar sempre assim e deslanchei, e quando vi tava com 62, depois 65, e quando cheguei aos 68 pirei, 10 quilos a mais é muito pra quem achava que ia ficar sempre com 58. Para chegar ao meu peso ideal, o projeto vai durar 170 dias, eu comecei na segunda dia 03 de fevereiro de 2014, pesando exatos 68,50 (esqueci de tirar a foto mas anotei quando fui na farmácia).

Fiz meu teste gratuito como mostrei e não paguei pelo plano pois no momento não cabe no meu bolso (é em torno de 200 reais), mas pesquisei muito, e como vários sites explicam, eu estou fazendo, e estou me dando bem.
Estou super na expectativa do dia 17 de abril de 2014, que é quando no projeto diz que terei perdido meus 10 quilos, ou melhor, eliminado meus 10 quilos. ;)

Vou falar das 4 fases pra vocês, e no próximo post colocarei as sugestões de alimentação e como estou fazendo.

O programa de emagrecimento de Dukan é uma releitura da famosa Dieta de Atkins, criada nos anos 1960. A versão americana foi recriminada por médicos e nutricionistas por permitir o consumo indiscriminado de bacon e carnes gordas - um verdadeiro atentado ao coração. A proposta de Dukan é mais saudável, pois sugere o consumo de proteínas vindas das carnes magras (sem gordura embutida), frango e peixes. Ele também teve o cuidado de indicar apenas as gorduras boas - consideradas amigas do peito. E, mesmo assim, só no fim da dieta, na fase da estabilização do peso. Antes disso, o uso de óleo é liberado em doses mínimas, apenas o suficiente para você grelhar ou refogar um alimento.

Fase 1: ataque

É a etapa mais radical e curta: o objetivo é preparar o organismo para responder melhor à dieta. Carne, peixe e ave podem ser consumidos à vontade.
Alimentos liberados 


. Na primeira fase, você pode variar o cardápio com oito categorias de alimentos: 
. Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas. 
. Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho. 
. Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos. 
. Miúdos: fígado, rim e língua de vitela. Frutos do mar: camarão, lula e marisco. 
. Frios: presunto magro, presunto de frango e peito de peru light. 
. Laticínios: queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. (duas porções por dia, no máximo). 
. Ovo: dois por dia, no máximo. 



Água é importante: ela facilita o funcionamento dos rins e evitar que fiquem sobrecarregados com a proteína. Beba de 2 a 3 litros por dia. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar). 



Temperos: você pode usar ervas, alho, cebola e alho para preparar a comida e o mínimo de gordura (azeite, de preferência) para refoga.

Fase 2: transição

Nesta etapa você pode pôr verduras e legumes à vontade no prato, mas em dias alternados. Ou seja: um dia segue o cardápio da fase 2 e no outro da fase 1, só com proteína. Mantenha essa alternância até chegar ao peso desejado. 

Fase 3: consolidação

Se você emagreceu tudo o que queria está pronta para começar a fase 3. Ela é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 5 quilos, deve seguir essa fase por 5 vezes 10 dias, ou seja, 50 dias. Proteínas e vegetais continuam sendo prioridade, sem a necessidade de alternância. 


*Introduza as frutas e duas fatias de pães uma vez ao dia. Tubérculos e cereais integrais podem ser consumidos em duas refeições na semana. Abaixo, 3 opções de cardápios. Nas demais refeições, sega como indicado nos cardápios da fase 2. 

Agora, você também tem direito a: 


• 1 porção de fruta (exceto banana, abacate, cereja e castanha) por dia: considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pera, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas maiores e menores, a porção é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, dois kiwis, dois 
damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande. 



• 2 fatias de pão integral por dia: se quiser, pode espalhar um pouco de margarina ou manteiga light. 



• 1 porção (40 gramas) de queijo: prato, emmenthal, guyère e provolone - eles passam pelo processo de cozimento e têm menos gordura que os fermentados, como gorgonzola, camembert e brie. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura. 



• 2 porções de carboidratos complexos por semana, priorizando a seguinte ordem: massa integral ou grano duro (1 escumadeira); polenta (1 fatia média), lentilha, feijão, ervilha seca ou grão-de-bico (4 colheres de sopa); arroz integral e batata (3 colheres de sopa). 



• Esta fase também dá direito a duas refeições semanais "de gala", quando é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Intercale ao menos uma refeição entre essas duas de gala. E, por medida de segurança, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase 1.

Fase 4: estabilização

Pronto, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis - indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas. 

É bastante interessante né gente, sempre ouvia falar mas deixava por isso mesmo, e agora resolvi me empenhar. É sempre bom termos um foco na vida que nos faça bem, pode ser uma dieta bem feita, ou ler um livro até o final dentro de um pequeno prazo, aprender inglês gratuitamente, juntar dinheiro para algo que queira logo, ... #foco,força,efé.
Vale a pena pesquisar e fazer essa dieta, estou achando bem legal e mais fácil do que esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário